O que são Vitaminas?

Designação comum a diversas substancias orgânicas, não relacionadas entre si, presentes em quantidades pequenas em muitos tipos de alimentos e que desempenham importante papel em vários processos metabólicos, podendo ser hidrossolúveis ou lipossolúveis. A falta delas acarreta várias doenças.

As Hidrossolúveis, solúveis em água, são absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório até os tecidos em que são utilizados, podemos destacar as vitaminas B1, B2, B6, B12 e vitamina C. Quando ingeridas em excesso, as vitaminas são armazenadas até uma quantidade limitada nos tecidos orgânicos. O excesso é liberado na urina

As Lipossolúveis ou solúveis em gorduras, são absorvidas pelo intestino humano com a ajuda de sais biliares segregadas pelo fígado. O sistema linfático os transporta a diferentes partes do organismo. Como exemplo destas; temos as vitaminas A, D, E, e K.

As necessidades que o indivíduo tem de vitaminas, variam de acordo com a época do ano, o tipo de atividade que ele exerce, idade, clima, etc... A quantidade de vitaminas presentes nos alimentos, variam de acordo com a época do ano, o tipo de solo ou a forma de cozimento dos alimentos.

Veja aqui o resumo das principais vitaminasResumo das principais vitaminas