Resumo das principais vitaminas

Vitamina A Fontes Principais Utilização Carência
  Óleos de fígado de peixe, legumes (abóbora, batata doce, cenoura, milho), pêssego, latícinios.

Mantém a elasticidade e a maciez da pele e auxilia nos tratamentos de distúrbios visuais, especialmente a cegueira noturna.

Combate os radicais livres, retardando o envelhecimento.

Distúrbios da visão, Visão crepuscular, Xeroftalmia, hemeralopia

 

Vitamina B1 Fontes Principais Utilização Carência
  Cereais, pães, feijão, fígado, carne de porco, gema de ovo, casca de arroz

Auxilia na oxidação dos carboidratos, estimula o apetite, mantém o tônus muscular

Beribéri, perda de apetite, fadiga muscular, nervosismo, irritação, depressão, perda de tato, queimação nos pés.

 

Vitamina B2 Fontes Principais Utilização Carência
  Vegetais (couve, repolho, espinafre), carnes, ovos, fígado, leite, levedura de cerveja, cereais em grão.

Auxilia a oxidação dos alimentos. Protege o sistema nervoso. Ajuda na coordenação motora. Favorece o metabolismo das gorduras, açucares e proteínas.

Beribéri, perda de apetite, fadiga muscular, nervosismo, irritação, depressão, perda de tato, queimação dos pés

 

Vitamina B5 Fontes Principais Utilização Carência
  Fígado, cogumelos cozidos, milho, abacate e carne de galinha.

Ajuda no metabolismo das proteínas, gorduras e açucares. Auxilia a capacidade do corpo na resposta ao stress

Parada do crescimento, Distúrbios cutâneos, Fadiga, baixa produção de anticorpos, cãibras musculares, insônia.

 

Vitamina B6

Fontes Principais Utilização Carência
  Levedo de cerveja, cereais integrais, fígado, carnes magras, peixe

Auxilia a oxidação dos alimentos. Mantém a pele saudável. Favorece a respiração das células. Ajuda no metabolismo das proteínas.

Distúrbios cutâneos e neurológicos, inércia, apatia, anemia, náusea, nervosismo

 

Vitamina B12 Fontes Principais Utilização Carência
 

Fígado, rins, gema de ovo, leites e derivados, Leguminosos, cereais integrais, fígado, peixes

 

Importante na produção dos glóbulos vermelhos

Anemia perniciosa, palidez, tonturas, depressão, diarréia

 

Vitamina C Fontes Principais Utilização Carência
 

Frutas frescas, (frutas cítricas), legumes, pimentão, verduras.

A acerola é a campeã de vitamina C, tem 30 vezes mais que a laranja.

Fortalece o sistema imunológico e previne infecções em geral, gripes e resfriados. Indicado também no combate aos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce.

Escorbuto, inércia e fadiga, insônia e nervosismo, sangramento das gengivas.

 

Vitamina D Fontes Principais Utilização Carência
  Óleo de fígado de peixes, latícinios, gema de ovo, óleo de fígado de bacalhau.

Responsável pela absorção de cálcio pelo organismo.

Indicado para o tratamento do câncer, aumento da imunidade e proteção contra a osteoporose.

Distúrbios da calcificação (raquitismo, osteomalácia), sintomas de artrite, raquitismo

 

Vitamina E Fontes Principais Utilização Carência
  Germes de cereais, como o trigo, nozes, amêndoas, margarina, semente de girassol, cereais, verduras, peixes, carnes, leite.

Antioxidante, bloqueia a ação dos radicais livres, retardando a degeneração das células.

Aumenta a resistência imunológica do individuo.

Interrupção da espermatogênese, abortamento

 

Vitamina F Fontes Principais Utilização Carência
  Óleos vegetais

Auxilía no combate aos distúrbios cutâneos

Distúrbios cutâneos

 

Vitamina H Fontes Principais Utilização Carência
  Rins, fígado, gema de ovo, pão integral, leite, cogumelos, ervilhas, nozes, feijão.

Serve para o crescimento e formação das células do sangue

Distúrbios cutâneos, Unhas, cabelo, medula óssea, memória fraca. Insensibilidade das mãos e do pés.

 

Vitamina K Fontes Principais Utilização Carência
  Vegetais verdes, soja, espinafre, couve

Atua na coagulação do sangue

Hemorragias, prolonga o tempo de coagulação do sangue

 

Vitamina P Fontes Principais Utilização Carência
  Frutas

 

Distúrbios capilares

 

Vitamina PP Fontes Principais Utilização Carência
  Levedura de cerveja, fígado de mamiferos

Auxilia no combate dos distúrbios nervosos

Pelabra, distúrbios nervosos

Bibliografia: Laurouse Cultural, internet, informativo do FDC

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